quinta-feira, 16 de maio de 2013

Candidatura Ideias com Mérito


O Programa Rede de Bibliotecas Escolares, lançado em 1996, tem apoiado a criação, atualização e dinamização de bibliotecas escolares dos diferentes níveis de ensino.
Ao longo deste percurso foi constatado que, em muitas bibliotecas da RBE, o nível de trabalho realizado ultrapassou a fase de instalação e de organização, desenvolvendo-se projetos que evidenciam uma cabal apropriação dos recursos disponíveis na biblioteca pela comunidade educativa, favorecendo práticas cada vez mais centradas no uso da informação e no conhecimento.
Com o objetivo de incentivar o trabalho destas bibliotecas escolares foi lançada, em 2005, a Candidatura Ideias com Mérito, que visa selecionar e apoiar as experiências mais consistentes e divulgar as boas práticas daí resultantes.

Projeto da Escola Secundária Madeira Torres: 
“Pequenos Cientistas Constroem Saberes …no séc. XXI”
Este projeto foi selecionado pela RBE como IDEIA COM MÉRITO.


Atividade “ Bolas de Ping-Pong” com os alunos de 6ºano da escola Padre Vítor Melícias



Ação com os professores bibliotecários na BECRE da Escola Secundária Madeira Torres

O projeto pretende proporcionar oportunidades de contato com os objetos do conhecimento, partindo do seu quotidiano. Colocar nas mãos dos alunos do 1º e 2ºanos do ensino básico os objetos que os conduzam à descoberta, ao confronto, à discussão, permitindo que sejam eles a planear, prever, executar e procurar responder, com o auxílio de monitores, alunos de química de 12ºano das turmas A,B,C e D.
As estratégias previstas contemplam a realização de atividades experimentais que englobem os conceitos de massa, volume, densidade e magnetismo (temas abordados no 1º ciclo no Estudo do Meio e no 2º ciclo na disciplina de Ciências da Natureza). A  opção metodológica será um estudo de caso. Os instrumentos de recolha de informação/avaliação serão: questionários aos alunos de 1º e 2º CEB e respetivos professores, pais e/ou encarregados de educação e observação participante (notas de campo na realização das atividades experimentais).



Sem comentários:

Enviar um comentário