sexta-feira, 5 de abril de 2013

Projeto Tele-loucuras

Decorrerá nas instalações da BECRE no dia 19 de abril!


CONTEXTO

As telecomunicações apresentam-se como sendo uma área abrangente mas de importância central no desenvolvimento tecnológico e científico que é transversal a diversas áreas do conhecimento, como sejam a engenharia e a física. O seu carácter prático e inovador abre portas à criatividade e ao desafio dos seus profissionais contribuindo activamente para a criação de valor ao país e ao mundo.
As Telecomunicações são responsáveis por um forte impacto social e económico. Se por um lado permitem a aproximação entre pessoas e um acesso facilitado à informação, por outro são responsáveis pela produção de bens e serviços essenciais a uma sociedade moderna e, em virtude da sua taxa de desenvolvimento, gera hoje um vasto mercado de trabalho nacional e internacional que importa ser explorado.

A EQUIPA

O presente projecto desenvolve-se como uma pareceria entre o Instituto de Telecomunicações, Pólo de Aveiro (IT-Av), o Departamento de Electrónica Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (DETI) e o Núcleo de Radioamadores da Associação de Electrónica Telecomunicações e Telemática da Universidade de Aveiro (NRAETTUA), sendo os principais intervenientes do projecto:

Flávio Miguel da Silva Jorge
Enquanto Radioamador desde 2005, licenciado e certificado pela ANACOM com Certificado de Amador Nacional, Licença CEPT e Certificado HAREC, tem desenvolvido actividades promocionais da ciência nas áreas da Engenharia Electrónica e Telecomunicações em congressos científicos juvenis e em contexto associativo.
Hoje, Mestre em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, ocupa lugar no conselho consultivo da Associação Juvenil de Ciência (AJC), é consultor do NRAETTUA, e é membro do conselho fiscal da AJC.
Os seus principais interesses centram-se na camada física do sistema de telecomunicações, nomeadamente a propagação de ondas electromagnéticas em comunicações espaciais (Terra-Satélite), o projecto e a construção de antenas e a electrónica de RF.

                   
                           Flávio Miguel da Silva Jorge


António Xavier Fernandes Soares
Estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações no Departamento de Electrónica Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, ocupa hoje lugar na coordenação do NRAETTUA e é sócio e membro activo da AJC.
Tem organizado diversas actividades envolvendo as camadas mais jovens e é responsável pela motivação do trabalho em equipa nos grupos dos quais faz parte.
Tem interesses nas áreas da rádio e das telecomunicações em geral, pretendendo seguir proactivamente esta área.

                      
                      António Xavier Fernandes Soares

O PROJECTO

As actividades do Tele-Loucuras destinam-se a alunos do ensino secundário (curso de ciências e tecnologias) e devem assumir uma duração máxima de 3 horas cada, com intervalo, permitindo a abordagem de duas turmas (com 30 alunos no máximo e mínimo flexível de 15/20 alunos por sessão) sendo desenvolvida uma actividade de manhã e outra à tarde.
No contexto da actividade, inicialmente pretende-se efectuar a exposição simples dos conteúdos essenciais à compreensão teórica do que se irá realizar. Posto isto, a concretização deve ser levada a cabo por equipas de dois/três alunos que desenvolvem o projecto proposto expondo as suas dificuldades no decorrer da actividade, dificuldades a serem mitigadas pela equipa. Os projectos são testados e validados, sendo efectuada a síntese do aprendido em conclusão.
Finda a actividade, os participantes são convidados a preencher um pequeno inquérito anónimo de qualidade do projecto.

ACTIVIDADE PROPOSTA

Como actividade a desenvolver propõe-se um transmissor FM simples mas funcional. Este trabalho foi já desenvolvido e testado pessoalmente pela equipa e mostrou-se bastante capaz, desafiante e atractivo, sendo ainda eficiente na impressão de um elevado grau de satisfação e realização por parte daqueles que o implementam.
Tendo sido apresentado a um público-alvo dos 15 aos 25 anos em dois contextos distintos, ambas as audiências mostraram-se realizadas e satisfeitas com os resultados e a vontade de repetir foi notória.



Sem comentários:

Enviar um comentário